quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coruja-das-Torres

Twit This!
Adicionar legenda
A coruja-das-torres (Tyto alba) é provavelmente a coruja mais comum do mundo, habitando todas as regiões com exceção da Antártica. Mede cerca de 25 a 45cm de comprimento, com uma envergadura que pode chegar a 1,10cm. 




Pelo que eu consegui ver pesquisando fotos e dados, existem corujas mais escuras, chegando a ter marcas na cabeça e outras mais claras, existindo até Tytos completamente brancas, mais raras.

Elas constroem os ninhos em cavernas, buracos em troncos, igrejas, torres e lugares do tipo. 

"Como todas as corujas, ingere o alimento inteiro. No estômago, há a separação dos pêlos, ossos e outras partes não digeríveis, as quais formam pelotas, posteriormente regurgitadas em seu pouso tradicional. A análise dessas pelotas, indica o alimento ingerido pela espécie. Por esse método, descobriu-se no interior de São Paulo, que duas suindaras mudavam seu alimento conforme a época do ano. No período do inverno, cerca de 90% das pelotas era formada por restos de roedores e 7% de gafanhotos. Já no verão, o inverso. Além de insetos e roedores, apanha morcegos, pequenos marsupiais, anfíbios, répteis e aves." (Wikiaves)

Aos 50 dias de vida os filhotes começam a praticar seus primeiros voos, separando-se de seus pais apenas aos 3 meses de vida, mais ou menos.

Como toda coruja, a Tyto alba é de natureza noturna, mas toda pesquisa rende algumas curiosidades.  Também descobri que alguns indivíduos apresentam comportamento completamente diurno, outros já se mostram mais crepusculares. 

Quando a fêmea aceita o cortejo do macho - que varia de uma dança curiosa até presentes para a fêmea, como ratos e outros pequenos animais -, o casal passa o resto da vida junto. Podem viver até 10 anos, mas uma coruja-das-torres em cativeiro - a mais velha - tinha 25 anos quando parou de pôr ovos. É uma ave de médio porte, pesando até 700g, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos.

É uma coruja extremamente adaptável, mas não é fã de temperaturas muito baixas. 

Informação Inútil:
A coruja-das-torres é a espécie do principal personagem de A Lenda dos Guardiões, o Soren.

Nenhum comentário: