domingo, 9 de janeiro de 2011

Blogs e Pombas

Twit This!
Bom, o CP não tem muito acompanhamento do povo devido a falta de divulgação da parte dos colaboradores (incluindo eu) e falta de atualizações. Então decidi levar o blog sozinha, conforme for dando - já que tem aparecido vários assuntos que eu quero divulgar pelo blog.

Primeiramente, tem os blogs que eu atualizo com mais frequência - sendo um atualizado praticamente todos os dias. O Diário da Xira é onde eu posto tudo o que acontece na vida da Xi, o que fazemos, quanto gastamos, etc. Volta e meia eu posto algo sobre adestramento, alguma crítica, cães pra doação, etc. O Nah Dreams talvez já tenha sido divulgado aqui, mas por via das dúvidas vai de novo; é um blog que eu posto os sonhos que tenho de forma narrativa, o nível de variedade e insanidade dos sonhos é o que torna o blog interessante. 

Mas o que eu quero postar aqui no CP não tem nada a ver com cachorros ou inconsciente. Como eu postei aqui, eu tive contato direto com uma pomba, o que me forçou a pesquisar sobre esses animais. 
Acabei me apegando de tal forma, que procurei pombais - tendo encontrado bons pombais apenas em Portugal, mas pelo orkut encontrei alguns criadores com uma variedade super interessante no Brasil. Suponho que criação de pombas seja como criação de ratos. A população não é bem informada sobre esses animais, que têm má fama, então a criação é mais bem-sucedida na Europa.

Pombas, assim como ratos, não transmitem n tipos de doenças. Todas as doenças que o povo diz que a pomba transmite, ou não tem como, ou a pomba não pega tal doença, ou a doença simplesmente não se prolifera em humanos, como é o caso de um parasita que a pomba carrega. Você pode ingerir, mas o nosso organismo não tem o que o parasita precisa pra completar o ciclo, fazendo assim com que ele morra com o tempo, sem nos prejudicar. A PEA explica.

O que pode acontecer é de crianças, idosos ou pessoas com imunológico frágil, pegarem um fungo ou bactéria pelo cocô da pomba. Sendo essas bactérias e fungos também encontradas em fezes humanas, caninas e felinas. Apenas o contato direto faz com que peguemos tais fungos e/ou bactérias, como tirar o cocô do ombro com a mão, por exemplo, e levar a mão cagada suja aos olhos ou boca. E não é nada que mate também.

É um bicho sujo? Claro. As de rua. Assim como ratos de boeiro, cães e gatos vira-latas... Nada que um banho e um talco pra matar os tripanossomas não resolva. Sem esquecer que pombas de pombais são até desverminadas antes da venda.

Quanto a pombas, existem vários tipos, raças... até pombas vira-latas. As ornamentais são as mais exóticas, possuindo bico curtíssimo, bico alongado, corpo alongado, papo gigante, penas encaracoladas, rabos tipo pavão (rabo de leque), penas arrepiadas em volta da cabeça, como um colarinho, com ou sem protuberâncias no bico e olhos, etc. As pombas-correio são as que possuem maiores asas, são mais resistentes a voos de longa distância, e também são as mais conhecidas. As pombas-galinhas são as maiores, geralmente usadas pra fins alimentícios.
Quem gosta de pássaros sem preconceitos, recomendo este e este sites.

Um comentário:

Eu! disse...

interessante. Realmente as pessoas não têm o menor conhecimento sobre esse animal. Acho legal saber esse tipo de coisa!! =)