sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aplicativo tradutor de latidos

Twit This!
"O Bowlingual, um aparelho eletrônico que analisa latidos de cães e transforma os sons em palavras, foi inventado pela empresa japonesa de brinquedos Takara em 2002. 

No mesmo ano ganhou dois prêmios quase opostos: a revista Time escolheu o produto como a Invenção do Ano, o que não impediu que seus criadores – Keita Satoh, Matsumi Suzuki e Norio Kogure – ganhassem o humorístico prêmio Ig Nobel da Paz, por 'promoverem paz e harmonia entre as espécies'.

A Takara classifica o produto como uma mera brincadeira, mas não deixa de apontar que seu componente científico foi desenvolvido em parceria com um veterinário e um laboratório de estudos acústicos.

Agora, através da também japonesa Index, a brincadeira/invenção científica chega ao iPhone.


O funcionamento é simples: o animal late no microfone do celular, o programa traduz o som em alguma frase – coisas como 'vamos brincar juntos' -, por enquanto ainda apenas em japonês. Mas é aí que vem a grande diferença do aplicativo da Index para o aparelho da Takara: uma vez traduzidas pelo iPhone, as falas podem ser enviadas diretamente para o Twitter, junto com uma foto do seu cachorro"

Fonte aqui

A partir disso, decidi pesquisar um pouco sobre essa tecnologia toda. Já tem algum tempo que os japoneses tentam decifrar o que os cães falam.
Esses modelitos acima, como podem ver, são diferentes da primeira imagem. Isso porque são os modelos de 2009: ele "fala" pelo cachorro, enquanto que o primeiro apenas "transmite" os "sentimentos" do cão, como um pequeno tamagotchi (quem lembra?).

Mas, funciona? Enfim, parece que não. O vídeo - em inglês - que testa o produto pode ser visto clicando aqui. 

Nesse vídeo abaixo - em japonês - mostra a evolução do brinquedinho, que até parece ser divertido.



Sendo eficaz ou não na tradução dos latidos, nunca saberemos - tal produto não existe no Brasil. 

Nenhum comentário: