domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sobre Ratos III

Twit This!


Sexagem
Não é difícil fazer a sexagem de indivíduos adultos: os machos possuem os testículos bem visíveis. Também são maiores, mais parrudos e largos que as fêmeas. Possuem os pêlos mais grossos. 

O difícil para alguns, é fazer a sexagem de bebês, mas na realidade não é tão difícil. O Trevo (o meu macho black hooded) me foi vendido como sendo fêmea, quando decidi confirmar no meio do caminho para casa o sexo do filhote, vi que a vendedora errou e que a minha Lyn era na verdade, o Trevo. 

A sexagem em filhotes machos pode ser vista pelo espaço entre o ânus e o pênis, que é maior do que nas fêmeas, além delas apresentarem tetinhas desde cedo.

Filhotes

A gestação é em torno de 3 - 4 semanas, nascendo na primeira ninhada geralmente, poucos filhotes. A Chu teve 9, o que é muito se compararmos com a minha primeira rata, a Dorotéia, que teve 6 na primeira ninhada. 
Não devemos cruzar fêmeas no primeiro cio. Isso porque elas recém estão maduras sexualmente, mas continuam se desenvolvendo por algum tempo. As fêmeas que têm cria no primeiro cio costumam ser pequenas, mirradinhas. É sempre recomendável esperar a fêmea completar 10 ou 11 meses para procriar (ou procriar a partir dos 7 meses, eles páram de crescer aos 6).

Os filhotes desmamam lá pelos 21 - 24 dias, já com os olhos abertos, dentes à toda, curiosidade ligada no 220. Não tem como não se apaixonar.
Quando crescem, os machos ficam com os testículos bem expostos, as fêmeas geralmente são menores. Alguns machos podem chegar aos 40cm de comprimento, contando o rabo. 

Machos x Fêmeas - Temperamento
Os machos são muito mais tranquilos que as fêmeas, chegando a dormir no colo da gente. As fêmeas são mais curiosas, mais agitadas, fuçam por tudo. É mais provável encontrar uma fêmea super brincalhona do que um macho, o que curiosamente, não ocorre aqui em casa. O Trevo brinca comigo, mas as fêmeas não. São mais independentes do que o Trevo.
Ambos marcam território com pequenas gotas de urina, e isso inclui nós.

Cuidados

Banho: alguns ratos gostam de água, outros não. Como são muito sensíveis a mudanças de temperatura, o que eu faço aqui em casa é apenas umidecer eles, para refrescá-los. Soltos na cama, eles acabam secando-se de se esfregar nos lençóis e nos travesseiros, mas sem se estressarem sendo esfregados. Se for usar algum produto químico para a limpeza, o ideal é molhar bem e passar sabão de côco (daqueles neutros), nunca molhando a cabeça por causa dos olhos e orelhinhas. Ao secar, não deve-se usar o secador. O ideal é soltar num lugar como a cama, ao meu ver. 

Limpeza de gaiola: a troca pode ser feita por volta de uma semana ou 10 dias, dependendo da quantidade de ratos, do sexo (urina de macho tende a cheirar mais) e da época (por exemplo: no verão fica mais abafado, logo, sente-se mais o mal cheiro, exigindo uma troca quase que diária do forro).

Nível de atenção: depende do nível de energia do rato e se ele está sozinho ou não na gaiola. Ratos costumam aceitar bem animais de outras espécies. Um rato agitado e "solitário", provavelmente vai exigir mais tempo solto com o dono. Se tiver uma companhia, a atenção pode variar entre uma ou duas vezes ao dia. Ratos ficam muito bem sozinhos, sem o dono, mas o ideal é terem um companheiro dentro da gaiola. 


Quando soltos: tem que cuidar o ambiente e ficar de olho, pois eles podem roer fios e tomarem um choque, ou roerem uma extensão, fazendo com que o respectivo dono tenha que comprar uma extensão nova. Além disso, eles fazem cocô por tudo se não tiverem como voltar para a gaiola e marcam território, se a casa for de parquet, a madeira absorve os xixis (que com o tempo são muitos) e pode apodrecer. Também podem entrar em roupeiros e cantinhos e roer roupas e até paredes. Depende muito do indivíduo e se ele rói ou não algo enquanto está na gaiola (como biscoitos para cães, por exemplo), pois eles precisam roer para gastar os incisivos que crescem a vida toda. 

Alimentação: precisam de uma alimentação balanceada e rica. Sendo onívoros comem de tudo, mas não deve-se dar de tudo a eles. Frutas, legumes, verduras e ração de cachorro são ótimas pedidas. Aquela ração úmida da pedigree e biscoitos para cães também, eles adoram. Ratos não devem comer frutas cítricas, pois faz mal ao organismo deles. Lactose não deve ser dada em excesso, mas yogurt natural pode ser dado como mimo algumas poucas - raras - vezes, eles amam. Biscoito é um ótimo petisco para eles também! Bolacha recheada nem tanto. Ratos são tolerantes à chocolate, mas não vá empanturrar o seu. Algumas sementes também é interessante dar. Por via das dúvidas, como ninguém aqui é nutricionista de rato, consulte um veterinário, pesquise sobre alimentação natural (tem receitas veganas) para cães, sobre rações próprias para roedores que não hamsters, etc. Aqui em casa eu dou até carne branca para os meus: galinha desfiada sem sal, salsicha, carne de porco sem tempero e seus derivados. 

Nenhum comentário: