domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sobre Ratos I

Twit This!

Ratos são considerados pragas, infelizmente (me refiro aos domésticos). Existem muitos mitos sobre os ratos, assim como sobre as pombas e corujas que, como tais, não são bem 100% verdade.

Por exemplo: um rato doméstico não transmite doenças e nem sequer é parecido com um rato de esgoto, isso porque o rato doméstico é um primo do Wistar, o rato de laboratório (que é maior, tem o focinho mais fino e é mil vezes mais manso). Existem comunidades no orkut sobre os twisters/mecols/ratazanas. Então decidi fazer esse post pra cessar algumas dúvidas comuns e, além disso, explicar um pouco sobre o temperamento desse bichinho tão curioso e divertido que é vítima de preconceito em todo o canto do mundo (menos na índia, onde os ratos vivem muito bem e são super mansos, tomando leite numa bacia gigante, porque de acordo com o povo de lá, nós reencarnamos como ratos, então devemos tratá-los bem, pois são como pessoas, mas pequenas - e a verdade nem é tão longe disso)

Primeiramente, o que é um rato
Se você pensou naquele bicho cinza, feio, enorme, que faz um barulho horrível e de olhos vermelhos, errou. Um rato doméstico, além de ter cores muito divertidas, também têm marcações e raças, assim como cães e gatos. Vou falar sobre isso mais adiante.

Diferenças Albino x Branco
O rato branco, como todo animal branco, tem apenas o pêlo de tal cor. Os olhos são negros, pois ele possui melanina. O ideal é que este não possua nenhuma mancha, sendo de um branco puro. O albino, como todo animal albino, não possui melanina, tendo assim os olhos vermelhos. 


Rato branco (olhos pretos)

Rato albino (olhos vermelhos)

Leptospirose (Zoonoses)

O primeiro mito sobre ratazanas domésticas é que transmitem doenças. Bom, aqui vai a surpresa: apenas animais contaminados transmitem zoonoses. Cães e gatos também transmitem zoonoses, mas não são potencialmente perigosos porque além de domésticos (amansados), por conviverem com os donos geralmente dentro das casas, são vacinados, vermifugados, limpos, levados ao veterinário... Assim como o é com um rato de estimação. Um rato não pode ser vacinado, mas pode e deve ser levado ao veterinário, apesar dos dentes grandes, eles não são agressivos (como via de regra sempre tem sua exceção, não vamos generalizar) e se bem cuidados podem chegar até os cinco anos de idade; experiência própria.

Sendo assim, a não ser que o rato conviva com ratos e camundongos contaminados, ele não desenvolverá nenhuma zoonose, ou seja, não será potencialmente perigoso à saúde dos humanos que convivem com ele.

Diferenças Ratos x Hamsters

O hamster é primo dos esquilos, ele possui uma bolsa em cada bochecha para guardar comida, assim como os esquilos. O rato não possui essas bolsas laterais. Hamsters são extremamente territorialistas, convivendo em paz apenas com um indivíduo do sexo oposto. Um rato foi feito para viver em colônias, tendo prioridade para conviver com um companheiro do mesmo sexo. Se for colocado com um do sexo oposto, o inevitável ocorrerá: filhotes. 
O hamster apesar de dócil, nem sempre gosta de ser pego e tal. Um rato é quase como um cachorrinho, aprendendo truques, atendendo pelo nome, te recebendo à qualquer aproximação da gaiola, te lambendo e até marcando você como território dele (tanto machos como fêmeas fazem isso). Também podem ficar soltos em casa (sempre sob supervisão), podem tomar banho (com certos cuidados) e têm uma alimentação mais variada que a do hamster (aquela comidinha do hamster pode ser dada ao twister? não, ela é rica em gordura e gordura pode dar câncer nos nossos filhos roedores).

Tempo de vida

Um rato vive em média 2 anos. Quando bem cuidado, bem alimentado, bem tratado, com um bom espaço para circular, um tempo solto em cima da cama ou de algum local seguro, com uma alimentação balanceada e etc, podem chegar aos 5. 

Temperamento

São dóceis, amáveis e carinhosos. Gostam de ter atenção, de ficar por perto. As lambidinhas e mordidinhas leves são sinais de carinho, estreitamento de laços. Eles fazem isso com outros da mesma espécie, se lambendo mutuamente. Isso é equivalente a um almoço ou jantar em família. Se tocarem os dentes em você e derem pequenas mordidinhas, não se preocupe, eles estão apenas dizendo que gostam de você. Favor não confundir com uma mordida agressiva. Uma mordida agressiva fura a pele, arranca pedaço, dói muito. Dificilmente isso acontece, ratos agressivos são raros e quando o são, geralmente é por medo. 

Saúde

Quando for naquela petshop, pegue sempre o que vier primeiro, que tocar e te lamber ou mordiscar, nunca o medroso, a não ser que tenha tempo e paciência para socializar e educar o bichinho. Se sentir pena, então leve dois. O mais levadinho mostrará ao mais assustado que não tem o que temer. 
Ratos tendem a ter problemas digestivos (renais e intestinais, por exemplo), infecções respiratórias, câncer, abscesso. Diarréia nunca é um bom sinal.
Uma infecção respiratória só poderá ser percebida por um veterinário formado em animais exóticos. Isso porque eles fazem naturalmente um barulhinho como um roncadinho de um porco (kóin kóin kóin kóin) e que por um leigo pode ser confundido. 

Gaiola

Uma gaiola de tamanho bom para uma dupla de ratos (o recomendável) é que tenha medidas em volta de 60cm (comprimento x altura x profundidade). Apesar de serem animais relativamente pequenos, são animais como coelhos: precisam de exercício, logo, de um espaço razoável, ou então, devem ficar soltos num local seguro como mencionado acima. Recomendo umas da bragança de 3 andares para chinchilas. É interessante que o forro seja com areia de gato. Além de funcionar bem para xixis e cocôs, diminui e muito o cheiro, facilita a limpeza e etc. O jornal é nocivo à saúde, pois a tinta é tóxica - isso para qualquer espécie - e a maravalha (comumente usada para hamsters) solta um pózinho que pode não ser saudável para o twister, já que tem grandes probabilidades de desenvolver infecções respiratórias.

6 comentários:

Giovanna Chaves disse...

Dahora sua Postagem!!!!
Ta de Parabens!!!
Hoje apareceu um de esgoto em casa!!!
Sinceramente o de esgoto é nojento.Esse branco é lindo e fofinho!!!!

Anônimo disse...

gostei eu tenhu 3 ratos sao super docios um e branco com os olhos vermelhos e dois e morron e branco com os olhos vermelhos gosto muito deles so queria saber se eles dao doenças obrigado

Unknown disse...

ola o que posso dar de comer para meu ratinho?

Unknown disse...

Gente tenho um camundongozinho branco de olhos vermelhos d 2 meses tenho ele a 5 dias ele sempre urina ou defeca em mim oq eu faço

Unknown disse...

olá eu tenho um casal de ratos albinos ennaseu uma ninhada de 7 bichinhos,3 deles tem a pele preta isso é normal?

Unknown disse...

Oi eu já tive um ratinho branco albino ele viveu uns cinco anos não imaginava que eles vivia tanto assim ...ele era muito carinhoso e adorava um colo ❤